quarta-feira, 12 de junho de 2013

A um ano da Copa, Seleção tem nova ‘família Scolari’ em evolução



Neymar e Felipão abraço treino Seleção (Foto: Mowa Press)Neymar é o 10, e Felipão, o técnico: nova 'família'
Scolari, a um ano da Cooa (Foto: Mowa Press)

Luiz Felipe Scolari é o técnico. Neymar, o camisa 10. Uma nova “família Scolari” sob o olhar atento do tetracampeão Carlos Alberto Parreira. É esse o panorama da seleção brasileira a um ano da estreia na Copa do Mundo de 2014, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em Itaquera.
A 365 dias da Copa, o Brasil chega prestes a estrear na Copa das Confederações. No próximo sábado, às 16h (de Brasília), o time canarinho vai enfrentar o Japão, no Mané Garrincha, em Brasília. Mas ainda é um time em formação, buscando identidade e a confiança do torcedor brasileiro.
É com esse espírito que os 23 jogadores que fazem parte do grupo convocado por Felipão pretende conquistar a competição e ganhar os brasileiros, desconfiados pelos altos e baixos dos últimos anos.
- Falta muita coisa para a Copa do Mundo. Muitas coisas podem acontecer até lá. Estamos tendo a chance de estar entre os 23 e teremos a oportunidade de iniciar a Copa das Confederações. Atingindo o nosso objetivo, precisamos voltar aos nossos clubes para estar numa possível lista da Copa – afirmou Paulinho.
O apoiador Jadson, do São Paulo, que ganhou a vaga no grupo após boas atuações na vitória por 4 a 0 sobre a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, e no empate por 2 a 2 com o Chile, em Belo Horizonte, usou o mesmo discurso de Paulinho.
- Ainda falta muita coisa. Temos que seguir com o bom trabalho realizado no clube para retornar à Seleção no ano que vem.
Montagem do grupo canarinho
A Seleção demorou a escolher um goleiro. Com Mano Menezes, mais de 12 jogadores foram testados. Diego Alves estava se firmando, mas o antigo comandante foi demitido. Com Felipão, a escolha foi rápida. Julio César logo ganhou a confiança do comandante. Jefferson e Diego Cavalieri se garantiram após boas atuações em partidas apenas com atletas que atuam no Brasil.
Na lateral, Daniel Alves e Marcelo são unanimidades no Brasil. Filipe Luís correu por fora e se garantiu pelo bom poder de marcação. E a outra opção pelo setor direito? Felipão optou pela improvisação. E Jean, do Fluminense, está no grupo. Por atuar no setor ou como volante, com qualidade na saída de bola.
Felipão treino seleção brasileira Família (Foto: Mowa Press)Fred é a referência no ataque da "família" montada por Felipão para Confederações (Foto: Mowa Press)
A dupla de zaga também não foi difícil escolher. Thiago Silva e David Luiz já vinham atuando com Mano. Felipão manteve os dois e teve o mérito de dar uma primeira oportunidade a Dante, que logo se garantiu no grupo. Quem também aproveitou as chances dadas pelo comandante foi Réver, que venceu a batalha com Dedé para estar nas Confederações.
Na montagem do meio de campo, Felipão preteriu dois nomes dados como certos nas Confederações: Ramires, do Chelsea, e Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG. Por outro lado, o treinador chamou o jovem Fernando, do Grêmio. Lucas, Oscar e Jadson foram os armadores convocados para a competição.
Neymar em busca da melhor posição na Seleção
No ataque, Felipão estabeleceu uma regra: ter um homem de referência. Fred, do Fluminense, foi o escolhido e deu conta do recado. Em cinco jogos, o atacante fez quatro gols. Correndo por fora, Jô ficou com a vaga de Leandro Damião, cortado por conta de uma lesão muscular. Hulk e Bernard completam o setor.
Outro ponto que preocupa é o rendimento de Neymar. Com Mano Menezes, o jogador chegou a atuar bem pela Seleção. Porém, com Felipão, o atacante ainda não teve boas atuações. O camisa 10 do time canarinho não deslanchou pelo lado esquerdo, pela direita ou mais centralizado. Ainda está em busca do melhor posicionamento para marcar os gols de que a equipe tanto precisa.
Confira abaixo os 23 jogadores da Seleção a um ano da Copa:
GOLEIROS
Julio César Queen Park Rangers (ING)
Jefferson Botafogo
Diego Cavalieri Fluminense
LATERAIS
Daniel Alves Barcelona (ESP)
Marcelo Real Madrid (ESP)
Filipe Luís Atlético de Madri (ESP)
ZAGUEIROS
Thiago Silva Paris Saint-Germain (FRA)
David Luiz Chelsea (ING)
Dante Bayern de Munique (ALE)
Réver Atlético-MG
VOLANTES
Luiz Gustavo Bayern de Munique (ALE)
Fernando Grêmio
Paulinho Corinthians
Hernanes Lazio (ITA)
Jean Fluminense
MEIAS
Oscar Chelsea (ING)
Jadson São Paulo
Lucas Paris Saint-Germain (FRA)
Bernard Atlético-MG
ATACANTES
Neymar Barcelona (ESP)
Hulk Zenit (RUS)
Atlético-MG
Fred Fluminense

publicidade

0 comentários:

Postar um comentário