segunda-feira, 1 de julho de 2013

No campo Robertão, Tetê deitou e chorou

Tetê fez belas jogadas no CF7, conduziu o Bom Jesus e chorou a derrota na semifinal
Amanheceu sábado (29/06) e começaram cedo as rotinas dos agricultores da comunidade rural do Bom Jesus. No entanto, nesta data aconteceram exceções para 13 jovens que participam do CF7 2013, o campeonato municipal de futebol 7 society de CG. Naquela data nenhum destes foram ajudar os pais na lida de completar a água de casa, nem foram capinarem os roçados e muito menos campearem os animais. Isso porque era o momento de ficarem concentrados guardando energias para cumprirem seus papéis de astros da comunidade e superarem o estigma de não conseguirem vencer uma competição de repercussão regional.

A comunidade rural do Bom Jesus é a maior de Campo Grande e o seu povo conhecido por serem muito trabalhadores e extremamente apaixonados por futebol e o debate político. O time provavelmente é o mais velho do município com pelo menos 70 anos de existência (segundo o saudoso Raimundo Alves). A nova geração de agricultores/jogadores é sem dúvidas aquela mais qualificada para conquistar os títulos que honrarão os homens e mulheres bomjesusenses que vão a beira do campo aguardando a sonhada conquista de CAMPEÃO.  

A habilidade que confere notoriedade maior a alguns jogadores, fez de Tetê (18 anos) o líder desta nova geração. E ele tem correspondido. Na primeira fase marcou 6 gols que ajudaram na classificação de sua equipe em 2o lugar geral. Nas quartas-de-final balançou as redes do Cabeça do Boi por duas vezes e mais uma vez Tetê fez a diferença em favor de sua equipe e chegou na comunidade como o herói do Bom Jesus. Badalado nas categorias de base do Potiguar de Mossoró e craque do CF7 2013, o garoto começou a ser observado pelo ABC de Natal. Recentemente o sorriso não saia da face do tímido Tetê que sonha com uma vida profissional bem sucedida que pode ser ofertada pelo seu dom de jogar futebol.

Mas a arte do futebol reproduz a vida e aplica algumas peças para lições que podem ser tiradas aonde, dentre estas, está a de percebermos que tudo é passível de erros nesta nossa condição humana. Foi assim com Zico quando perdeu o penalti na Copa de 1986, depois com Roberto Baggio em 1994 e, mais perto, Valeriano (o artilheiro do CF7 2013) na semana passada. Então, sábado (29/06) foi a vez do destino pegar Tetê.

O jogo começou com Ray do Bom Jesus fazendo 2 a 0 sobre o Alto Atlético e deixando a classificação ali pertinho. Mas o susto veio com o empate surpreendente do Alto. Aí, surgiu a estrela de Tetê que marcou um belo gol de cabeça e colocou novamente o Bom Jesus a alguns minutos da histórica classificação para o título do CF7 2013. E mais 3 contra-ataques desperdiçados enchiam de nervosismo o Bom Jesus que não via a hora de chegar o fim... mas Yuri empatou novamente e provocou a decisão por pênaltis.

Agora era Tetê (craque do CF7 2013) contra Pepé (goleiro do Alto Atlético). Quem venceu ? O castigo ganhou: Tetê chutou pelo alto e desabou em prantos no meio do Campo Robertão. Sentia a dor de não ter quebrado o tabu que mais de 200 famílias esperavam na comunidade do Bom Jesus. Maciel e outros do time do Bom Jesus se abraçaram com Tetê e choraram juntos por vê tanto sacrifício e treinamento não chegar num lugar aonde tinham capacidade de alcançarem.

Os choros bomjesusenses traduzem o significado de uma competição esportiva para toda uma turma de praticantes de futebol de CG. O choro de Tetê, Maciel e companhia foi o mais doloroso e mais bonito gesto deste certame. As lágrimas emocionaram todos/as presentes e regaram o chão do Robertão com a nobreza dos gestos que só o esporte distribui no mundo inteiro. Tetê não precisa de perdão porque erra quem tem coragem de fazer, mas Tetê foi acalentado por toda torcida do Bom Jesus. E o veterano Dudé fez questão de procurar a organização do CF7 para agradecer pela participação, reconhecer a vitória limpa do adversário e dizer que o Bom Jesus tem muitas lágrimas para derramar no futuro do nosso futebol. De certo, esta geração ainda deve chorar de alegria.

0 comentários:

Postar um comentário