quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Campo Grande e Itajá realizaram a 1ª Conferência intermunicipal de Cultura no sábado (10/08)

I Interconferência Municipais de Itajá e Campo Grande 026 
Com o intuito de iniciar a formatação dos seus respectivos Planos Municipais de Cultura e elegerem seus representantes para a etapa estadual, os municípios de Campo Grande e Itajá, promoveram no sábado passado (10/08) no Auditório Antonio Gentil da Casa de Cultura Popular, Palácio Cleto Souza, a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura. O evento foi aberto para toda a comunidade. A conferência Municipal é prerrogativa para a participação na etapa Estadual e na 3ª Conferência Nacional de Cultura que acontece no período de 26 a 29 de novembro de 2013 em Brasília/ DF.
Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, a conferência teve início às 08h00 da manhã com o credenciamento dos participantes. As 09h00 da manhã foi formada a mesa de abertura da conferência, que foi composta pelo prefeito de Campo Grande, Bibi de Nenca; o vice Grimaldo Gondim; o secretário Municipal de Cultura e Eventos de Itajá, Vicente Carlos Chimbinha Junior; o coordenador Municipal de Cultura de Campo Grande, Osvaldo Eliedilson Vieira Gurgel; pelo vereador Vagner Souza de Campo Grande; vereador João Firmo Lopes de Itajá; pelo conferencista, Lindenberg Bezerra da cidade Janduís; pela diretora da Casa de Cultura de Campo Grande, Neuraci Vieira Albuquerque Gondim e Antonio Feliciano Filho do Arraiá Filhos de Sant’Ana. Após a formação da mesa, tivemos a execução dos Hinos municipais de Campo Grande e de Itajá. E posteriormente a fala das autoridades.
Em seguida houve uma apresentação cultural com a banda Filarmônica Cleto Souza da Casa de Cultura, que foi bastante aplaudida pelos presentes.
Por volta das 10h30 da manhã tivemos a leitura do Regimento Interno da I Conferência Intermunicipal de Cultura, e após a leitura, foi feita a votação pela plenária para aprovação do regimento hora apresentado, sendo o mesmo aprovado por unanimidade.
Às 11h00 da manhã teve início uma palestra com o Tema Geral: Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura, com o conferencista Lindenberg Bezerra da Companhia Teatral Ciranduís da cidade de Janduís.
Durante a palestra foram discutidos diversos eixos temáticos que abordaram a implementação do Sistema Municipal de Cultura; a qualificação da gestão cultural; a produção simbólica e diversidade cultural; a educação e formação artística e cultural; a cidadania e direitos culturais; a democratização e ampliação do acesso à cultura; a Cultura e desenvolvimento; a valorização do patrimônio Cultural; a proteção e salvaguarda do patrimônio cultural e o financiamento da Cultura.
Ao meio dia houve um intervalo para o almoço, que foi servido na Escola Municipal Professor Joaquim Leal Pimenta.
Às 13h30 foram reiniciados os trabalhos com a formação dos grupos que apreciaram coletivamente as proposições apresentadas.
Por volta das 15h00 foi realizada a plenária geral para apreciação coletiva das proposições e em seguida foi realizada a eleição para a escolha dos delegados. Entre os eleitos para representarem o nosso município na conferência estadual tivemos às indicações de Clébio Whillame (estudante de teatro na UFRN), Ailton Carlos (músico), Neuraci Vieira (diretora da Casa de Cultura) e Ranieri Moreno (Secretário Municipal de Educação).
A etapa nacional da 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) será realizada em Brasília, de 26 a 29 de novembro de 2013 e reunirá representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo.
Para a 3ª CNC, em Brasília, no mês de novembro de 2013, está sendo esperada a participação de mais de 3 mil delegados de todo o país, entre representantes do Governo Federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Além desses poderão participar convidados com direito a voz e a voto e observadores apenas. 
I Interconferência Municipais de Itajá e Campo Grande 024
 I Interconferência Municipais de Itajá e Campo Grande 016 
I Interconferência Municipais de Itajá e Campo Grande 039
I Interconferência Municipais de Itajá e Campo Grande 031 
I Interconferência Municipais de Itajá e Campo Grande 047
I Interconferência Municipais de Itajá e Campo Grande 028
Adicionar legenda
I Interconferência Municipais de Itajá e Campo Grande 044 

0 comentários:

Postar um comentário