Depois de mais uma semana de chuva, a previsão climática para os
próximos dias é que deve continuar chovendo na região. Segundo o
meteorologista Gilmar Bristot, as chuvas estão sendo causadas pela
presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). “Em Mossoró, as
chuvas devem acontecer mais no início da tarde, já em outros locais da
região no final da tarde e início da noite”, esclarece.
O meteorologista explica que houve uma melhora nas condições do oceano
Atlântico. “As águas aqueceram e houve um deslocamento da Zona de
Convergência Intertropical para a região. Dessa forma, as chuvas
“As chuvas que aconteceram nesse período foram ocasionadas por influência de uma frente fria. No entanto, depois desse período, foi constatada a presença da Zona de Convergência Intertropical atuando na região”, diz o meteorologista. As condições de instabilidade devem continuar sobre o Estado, ocasionando a predominância de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões.
Segundo o meteorologista, as condições devem permanecer favoráveis a chuvas até o dia 10 de maio. “Na primeira avaliação, as chuvas devem continuar até o início do mês de maio. No entanto, será feita outra avaliação porque se as condições do Atlântico continuarem da forma como estão, pode chover até o mês inteiro”, destaca Gilmar Bristot.
Em algumas regiões do Estado, as condições passaram de muito seco para normal ou até mesmo chuvoso. “Essas chuvas que vêm caindo sobre o Estado já mudaram a realidade de muitos locais”, afirma.
Previsões iniciais indicavam mais um ano seco para a região
As novas previsões revelam um cenário bem diferente das realizadas no final do ano passado e início deste ano, quando o período chuvoso deveria ser de normal a abaixo do normal.
O oceano Atlântico não apresentava condições para influenciar o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para a região. Apesar de todas as previsões apresentarem o mesmo relatório, os meteorologistas levantam a questão da falta de confiabilidade.
Com a situação que se desenha, os produtores já podem ficar mais animados. “Para o sertanejo, as notícias são boas porque está se saindo de uma situação de seca para um período mais chuvoso”, afirma Gilmar Bristot.
No ano passado choveu somente 199 milímetros em Mossoró. Este ano, a contagem já ultrapassou os 300 milímetros. A média dos últimos cem anos para o município é de 688 milímetros.
O Mossoroense
0 comentários:
Postar um comentário