terça-feira, 30 de abril de 2013

Previsão climática indica que deve continuar chovendo até a próxima semana


531802_475731749157623_885951655_nDepois de mais uma semana de chuva, a previsão climática para os próximos dias é que deve continuar chovendo na região. Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, as chuvas estão sendo causadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). “Em Mossoró, as chuvas devem acontecer mais no início da tarde, já em outros locais da região no final da tarde e início da noite”, esclarece.
O meteorologista explica que houve uma melhora nas condições do oceano Atlântico. “As águas aqueceram e houve um deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para a região. Dessa forma, as chuvas  
Campo Grande/RN
estão sendo ocasionadas pela presença dessas nuvens”. Segundo Gilmar as chuvas que caíram  entre os dias 15 e 20 foram decorrentes de outro fenômeno.
“As chuvas que aconteceram nesse período foram ocasionadas por influência de uma frente fria. No entanto, depois desse período, foi constatada a presença da Zona de Convergência Intertropical atuando na região”, diz o meteorologista. As condições de instabilidade devem continuar sobre o Estado, ocasionando a predominância de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões.
Segundo o meteorologista, as condições devem permanecer favoráveis a chuvas até o dia 10 de maio. “Na primeira avaliação, as chuvas devem continuar até o início do mês de maio. No entanto, será feita outra avaliação porque se as condições do Atlântico continuarem da forma como estão, pode chover até o mês inteiro”, destaca Gilmar Bristot.
Em algumas regiões do Estado, as condições passaram de muito seco para normal ou até mesmo chuvoso. “Essas chuvas que vêm caindo sobre o Estado já mudaram a realidade de muitos locais”, afirma.

Previsões iniciais indicavam mais um ano seco para a região
As novas previsões revelam um cenário bem diferente das realizadas no final do ano passado e início deste ano, quando o período chuvoso deveria ser de normal a abaixo do normal.
O oceano Atlântico não apresentava condições para influenciar o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para a região. Apesar de todas as previsões apresentarem o mesmo relatório, os meteorologistas levantam a questão da falta de confiabilidade.
Com a situação que se desenha, os produtores já podem ficar mais animados. “Para o sertanejo, as notícias são boas porque está se saindo de uma situação de seca para um período mais chuvoso”, afirma Gilmar Bristot.
No ano passado choveu somente 199 milímetros em Mossoró. Este ano, a contagem já ultrapassou os 300 milímetros. A média dos últimos cem anos para o município é de 688 milímetros.

O Mossoroense

Quarteto Fantástico: 4 equipes destacadas na 1a rodada

O renovado Bom Jesus de Tetê foi uma das gratas surpresas da 1a. rodada
As posições na tabela de classificação refletem as impressões deixadas pelas primeiras apresentações das 13 equipes que participam do CF7 2013. Desde o início a previsão era que pelo menos 10 dos 13 times têm condições de chegar ao título de campeão. Depois da primeira rodada concluída ficou a impressão que os mais mais foram Esporte Bíblia, Pitombeira, Bom Jesus e Real.

O segundo pilotão que tem plenas condições de recuperação ao longo do campeonato ficou formado por XV de Outubro, Trapiá, Santa Cruz e Morcego. Em seguida, no ranking da impressão, aparecem no terceiro agrupamento as equipes de América do Silva, Alto Atlético, Internacional de Cabeça do Boi e a positiva atuação da Raposa. Finalmente, o Alto Esporte mostrou que tem talento mas falta experiência.

Evidente que esta é uma análise de início de CF7 2013 e tudo pode mudar a partir dos próximos jogos com as equipes reforçadas nos seus elencos, superadas as tensões das estreias e pesadas as devidas tradições das camisas que valem tanto no futebol amador quanto no profissional. O fato é que os favoritos estão desafiados e os que fizeram atuações discretas estão dispostos a conquistar este título que é o desejo de todos os 13 times responsáveis pelo sucesso do futebol campo-grandense.

Santa Cruz por cima de pau e pedra

André, agricultor dirigente de time
O time do Santa Cruz é o atual vice-campeão campo-grandense. O elenco é formado por atletas/agricultores das comunidades de Santa Cruz, Morada Nova, assentamentos Bom Futuro e Sossego e de outras da vizinhança; mais os reforços que vem de Caraúbas. 
A participação pela 5a. vez seguida no CF7 é um ato heróico porque exige gasto de transporte e deslocamentos em estradas de difícil tráfego neste período de chuvas. Quem viabliza a participação do Santa Cruz são os agricultores André e Silvan, moradores da pequena comunidade que dá nome ao time.
As comunidades Santa Cruz e Morada Nova, estão no limite territorial entre Campo Grande, Janduís e Caraúbas, o que implica em o time disputar os campeonatos em Campo Grande com o nome de Santa cruz e em Janduís e Caraúbas com a denominação de Morada Nova.O grupo vem com vontade de conquistar o título do CF7 que no ano passado foi perdido nos penaltis. Se isso acontecer será o que pode se dizer uma conquista por cima de pau e pedra.

Primeiro empate do CF7 2013, Saiu do clássico entre Santa cruz e Trata



A Trapiá abriu a placa do clássico com o gol do zagueiro Damião e Santa veio ao empate através do jogado  Willem. O Santa  que contara com Marcão ex jogador profissional reforçará a equipe com vem sendo nos anos anteriores.o santa ogora  jogará conta o Morcego na Quarta Feira 01/05/2013

Depois de estréia com derrota diante da equipe Real O Time do XV de Outubro se recupera vencendo o América por 2x1 com um gol de Souza e um de Giovane a Tadeu Diminuiu para o América com um golaço .


.

As chuvas que encheram o rio Upanema transformaram a comunidade do Campo de Aviação na área de lazer de Campo Grande. As pessoas saem logo de manhã para a famosa barragem de Pepeta e ficam por lá até o horário dos jogos do CF7 2013 de modo que tem aumentado significativamente o público do principal campeonato de futebol 7 society da região.

Ontem aconteceram dois jogos. No primeiro, o XV de Outubro se reabilitou no campeonato ao vencer por 2 a 1 a equipe do América, da comunidade rural do Silva. Os gols foram de Souza e Geovani para a equipe vencedora; e Tadeu fez um golaço que diminuiu o placar sobre o seu time americano. Na segunda partida teve o clássico com Trapiá 1 X 1 Santa Cruz. O zagueiro Damião (Trapiá) ganhou o prêmio de melhor atleta da tarde.

O Time do Morcego estréia no Campeonato do CF7 com o estreante que e time da Raposa e o time do Morcego teve em perigo mas venceu a Raposa por e resultado Final ficou a sim MORCEGO 2 X 0 RAPOSA.


Neste sábado (27/04) aconteceu duas estreias de equipes nos confrontos entre Morcego 2 x 0 Raposa. Apesar do sufoco que levou da Raposa, no final valeu a experiência e tradição da equipe morceguense que levou os 3 pontos pelos gols de Bel e Maikinho. Este último foi o melhor jogador do Morcego na partida.

Mas quem foi eleito o melhor atleta do jogo foi o goleiro Gelsivam Góes que retornou ao futebol depois de 4 anos parado por conta de ter fraturado a perna numa partida de futebol de salão. Ele fez boas defesas que ajudaram a dá tranquilidade a equipe da Raposa. Outros que atuaram bem foram Lobão e o estreante Marquinhos Chinaeu, pela Raposa; e o veterano Júnior, Xororó e Tininha, da equipe do Morcego.

Maikinho está de saída para o futebol do Pará. "Antes de ir para o Pará quero jogar o CF7 que é o campeonato amador de melhor organização na nossa região", disse

Maikinho marcou o primeiro gol do Morcego no CF7 2013
O jogador Maikinho saiu do CF7 2011 para o equipe do Assu aonde disputou o campeonato estadual pelo time principal e participou da Copa São Paulo de Futebol Juniors, principal competição de atletas de base do país. 
No CF7 2013 ele estreou marcando gol num jogo que demonstrou uma ótima atuação pelo time do Morcego. Em entrevista ele revelou que fechou entendimento com o futebol paraense e elogiou o evento esportivo de Campo Grande. "Em breve estou indo jogar no Pará, mas antes quero jogar pelo Morcego, uma equipe que sempre tive vontade de atuar; e participar de mais um CF7 que é, de longe, o melhor campeonato amador de nossa região", disse Maikinho.

Placar da 6ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol Minicampo

 
Aconteceram neste final de semana as partidas válidas pela 6ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol Minicampo, as partidas aconteceram no minicampo da Associação Atlética Banco do Brasil no sábado (27) e no domingo (28). Na tabela abaixo seguem os resultados dos jogos válidos pela 6ª rodada, além da tabela com a classificação geral e atualizada da competição que esta movimentando o cenário esportivo campo-grandense.
campeonato-1024x701Vale ressaltar que na próxima quarta-feira, 1° de maio (Dia do Trabalho), teremos rodada da competição de manhã e a tarde na AABB.

RESULTADOS DOS JOGOS DA 6ª RODADA

tabela 6 rodada

TABELA CLASSIFICATÓRIA

tabela 6 rodada classificacao grupo A
tabela 6 rodada classificacao grupo b

segunda-feira, 29 de abril de 2013

RESPOSTA ao comentário de alguém que se faz de anônimo: O FUTEBOL DE CG GANHOU DE NOVO

Surgiu na internet um daqueles já batidos comentários de pseudônimos que cada vez mais fica evidente quem é "ele". O anônimo conhecido se dizia chateado porque determinado blog colocava matérias do CF7 2013 e se limitava a divulgar somente o placar do campeonato promovido pela Prefeitura de Campo Grande. O blogueiro, como uma pessoa correta, ainda respondeu que toda matéria enviada era postada. No caso do CF7 2013 existe este blog específico para consultas e usos das postagens por quaisquer veículos de comunicação.
Se o identidade secreta estivesse realmente interessado no futebol e não apenas nos créditos para quem faz este ou aquele evento esportivo perceberia que o sucesso do CF7 2013 faz bem ao esporte amador local e só encontra oposição no comando do grupo que governa Campo Grande. Fora estes, a população e a classe esportiva local e regional reconhecem o alto nível de organização que é adotado para uma competição amadora. Somado a isso, é notório o caráter eminentemente educativo do trabalho.
Seria mais sensato que o anônimo dissesse a prefeitura que ela deveria se envergonhar por ser a primeira vez na história política de Campo Grande que um gestor coloca uma equipe para fazer concorrência com uma ação esportiva realizada por gente simples da nossa sociedade com a motivação apenas da pirraça e da vontade de humilhar pessoas que têm dedicado suas vidas em prol do esporte. Perderam duas vezes: no ano passado e agora. O que isso quer dizer ? A resposta é uma reprovação do povo.
Na verdade, o correto seria a prefeitura apoiar também o CF7. O correto seria consertar as tabelas do basquete das quadras Marcondes Tavares e Ronaldo Bezerra, o correto seria marcar pelo valor de R$ 200 a quadra do Bom Jesus, o correto seria aplicar a 2a. emenda parlamentar para conclusão do nosso campo de futebol oficial e o correto seria reconhecer que o CF7 2013 é uma ação compartilhada com o comércio, os desportistas, as associações comunitárias, a sociedade em geral e as equipes amadoras. O CF7 É DO POVO.
Estes sabem distinguir política de apoio ao esporte de politicagem. Quem fica naquela de perseguir as pessoas que ajudam o esporte local acabam tomando uma goleada de educação e cidadania que o povo campo-grandense é craque em oferece-la.
A organização do CF7 2013

sexta-feira, 26 de abril de 2013

O CF7 2013 está o bicho! Amanhã o Morcego pegará a Raposa

Lobão (ex Real) é a aposta da Raposa para engolir o Morcego
A primeira partida de Morcego X Raposa pelo CF7 2013 amanhã (sábado, 27/04), a partir das 16 h, no Campo Robertão, na comunidade do Campo de Aviação. A arbitragem ficará nas responsabilidades de Júnior de Mocinha e Maciel da oficina. O Morcego é franco favorito na partida e precisa vencer para mostrar que pode voltar ao topo do futebol campo-grandense, como fez no CF7 2011 (o vídeo desta conquista está a venda e os interessados devem procurar Pompílio Estácio).

A notícia é que o time do Morcego trará seus reforços de Janduís com jogadores como Xororó, o veterano Júnior e Nando. Este último vem atuando profissionalmente pelo futebol cearense e foi um dos heróis do último título de campão que os morceguenses conquistaram em 2011, no CF7 daquela jornada. 
A equipe do Raposa é estreante em 2013 e participa pela primeira vez, em 9 anos do futebol 7 society. O time é organizado conta a volta de Gelsivam Góes ao futebol e os destaques são Júnior de Fumanim, Políbio do conselho tutelar e o rodado Lobão.

Glaúcia Azevedo: a musa que trouxe sorte para o Esporte Bíblia
Glaúcia, a musa líder
  
A economista Glaúcia Azevedo é a musa da equipe líder absoluta do CF7 2013, o Esporte Bíblia. Glaúcia teve a sua monografia de conclusão de curso premiada pelo Conselho Estadual de Economia como um dos 3 melhores trabalhos do RN e atualmente trabalha no Núcleo Sertão Verde. 
Além da competência a simpatia da jovem campo-grandense é presença garantida nos jogos que acontecem no Campo Robertão. Coincidência ou não, o sangue bom tem funcionado com vitórias para o Esporte Bíblia que nunca mais perdeu depois que ela passou a ser a musa da equipe. O único perigo é os jogadores esquecerem a bola.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Chuvas: Açude do Morcego em Campo Grande está sangrando!


morcego
Imagem Aline Viana

Um dos maiores reservatório de água do estado, o açude do Morcego com capacidade de 8.000,000m³, localizado no município de Campo Grande/RN, amanheceu nesta quinta-feira (25) sangrando. Segundo matéria anterior do Portal G1, em fevereiro deste ano o açude estava com apenas 18,36% de sua capacidade.
morcego2
 Caramuru Paiva, Simplicia Viana e outras 65 pessoas curtiram isso.

Próximo partidas do fim de semana no campo do Robertão do CF7

  Sábado (27/04)
   Morcego X Raposa
 
Domingo (28/04)
Santa Cruz XTrapiá

Troféus do CF7 2013 homenagearão Pe. Pedro, Raimundo Alves e Raimundo Felipe

Pe. Pedro jogou no time do seminário e será homenageado com troféu do 1o. lugar no CF7 2013
O CF7 2013 repetirá a tradição de homenagear pessoas que de algum modo contribuíram para o desenvolvimento de Campo Grande e, em particular, colaborou com a educação pelo esporte local. Neste ano, o troféu do time campeão será denominado Pe. Pedro Neefs, o troféu do 2o. lugar levará o nome de Raimundo Alves; 

Poucas pessoas sabem mas Pe. Pedro Neefs além de gostar de futebol ainda foi jogador. Ele relatava que era um zagueiro veloz e duro na marcação que chegou a ser titular da equipe formada no seminário da Holanda. O seu time do coração no Brasil era o São Paulo e nos jogos Brasil X Holanda não tinha dúvida. "Sou mais brasileiro do que holandês", dizia o vigário que adorava deitar numa rede ouvindo Luiz Gonzaga.
O homenageado Raimundo Alves foi jogador, organizador de time e juiz na comunidade rural do Bom Jesus. Depois este papel foi seguido pelos filhos Netinho e Paulo. Hoje a sua filha, Lilia Holanda, é vereadora e continua apoiando o esporte daquela localidade e é uma das apoiadoras do CF7 2013. A terceira homenagem, a Sr. Raimundo Felipe, leva em consideração o fato do Campo Robertão ter sido construído na propriedade que  este honrado agricultor criou a grande família Azevedo.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Arena (Divulgação) Arena 24/04/2013 16h25 - Atualizado em 24/04/2013 16h25 Campeão do Mundo em 2002, Roque Jr. pede que Felipão aposte em R10

início da Copa das Confederações, o técnico Luiz Felipe Scolari ainda não definiu o time do Brasil que disputará o torneio. Na noite desta quarta-feira, com Transmissão do SporTV a partir das 21h30 (de Brasília), a equipe encara o Chile, no Mineirão, no último amistoso antes da divulgação da lista dos convocados para a competição.

Felipão busca a formação ideal para seus comandos. Uma das suas maiores dúvidas paira sob o aproveitamento de Ronaldinho Gaúcho. Se ele deve ser titular, reserva, em qual posição jogar. No último compromisso, a vitória por 4 a 0 sobre a Bolívia, o camisa 10 atuou mais do jeito que está acostumado a jogar no Atlético-MG. Para o ex-zagueiro Roque Junior, campeão do mundo com Felipão em 2002, o treinador está agindo da maneira correta com Ronaldinho.

- Acho que o Felipão está fazendo o certo. Tem que fazer essa aposta dentro do campo, tem que dar oportunidade. O Ronaldinho não está jogando na Seleção a mesma coisa que joga no Atlético-MG. Mas não dá para fazer uma comparação direta, o dia a dia de um clube é diferente, a maneira de jogar – relativizou Roque Junior.
Scolari Felipão Ronaldinho_Seleção treino (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)Para Roque Jr, Felipão tem que dar mais tempo para Ronaldinho (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)
Fato é que Ronaldinho tem brilhado com a camisa do Galo. Dando sequência ao bom desempenho mostrado em 2012, quando conduziu o time ao vice-campeonato nacional, o camisa 10 tem sido decisivo em campo. Só neste ano são cinco gols e seis passes para gols, com direito a apresentações ótimas, como as contra o Arsenal de Sarandí, da Argentina, pela Libertadores. Tudo isso faz com que Belletti peça para que a Seleção faça como o Galo e jogue m função de Ronaldinho.

- Em outros tempos, o Ronaldinho jogava só pelo lado esquerdo e quando recebia a bola, girava e iria para o gol. Hoje tenta usar isso de outra maneira. Ele foi para o meio, está dando passes, consagrando os outros jogadores. Mas o Atlético-MG o ajuda a fazer isso (ser decisivo) de outra maneira. A Seleção teria que ajudar o Ronaldinho dessa forma, o time do Atlético-MG ajuda mais o Ronaldinho.
O Brasil estreia na Copa das Confederações no dia 15 de junho, contra o Japão.

Inter TV: Chuvas animam moradores do município de Campo Grande, no RN.


RNtv

Campo Grande continua ganhando destaque nas principais mídias do estado devido à transformação que o município sofreu em tão pouco tempo com relação a seca. Até sexta-feira (19), a cidade encontrava-se num estado crítico com a falta das chuvas, praticamente todos os açudes estavam secos, mas no dia seguinte o resultado foi de água em abundância.
Confira no link abaixo mais uma matéria da Inter TV Cabugi, filiada da Rede Globo, sobre as chuvas em Campo Grande/RN.
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/rntv-1edicao/videos/t/edicoes/v/chuvas-animam-moradores-do-municipio-de-campo-grande-no-rn/2532920/

EMPARN registra chuvas de 322mm em Campo Grande/RN


2

De sexta-feira (19) até segunda-feira (21), formam registradas chuvas em todas as regiões potiguares, a EMPARN monitora 198 pontos em todo estado, 98 deles registraram chuvas acima dos 100mm. O município de Campo Grande foi o que obteve o maior índice, segundo a EMPARN choveu 322,5mm.
1
A fé e esperanças do homem do campo foram renovadas com as chuvas, as paisagens mudaram, o verde tomou conta do cinza, o poder da transformação em 72h.
230414_1590923747656_4386445_n

Previsão é de mais chuvas para Campo Grande e o RN


chuvas
Chuvas divulgadas pela EMPARN

Mesmo em menor intensidade do que o que foi registrado no final de semana, as chuvas, na região do Oeste potiguar e no Seridó continuaram ocorrendo nesse início de semana.
Segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), teve ocorrências de chuvas, entre o último dia 22 e manhã do dia 23, em 30 dos 196 postos de medição pluviométricas nos 167 municípios do Estado.  A previsão dos próprios meteorologistas da Emparn é de que a semana continue com tempo nublado com possibilidade de pancadas de chuva.
Em diversos municípios da região Oeste do Estado, açudes de pequeno e médio porte, rios e cachoeiras se transformam em espetáculos para os moradores e visitantes.
Em Campo Grande, vários açudes já atingiram seu limite máximo. Em Caraúbas, a situação também é semelhante. Já em Felipe Guerra a cachoeira do Roncador recebeu um grande volume de água e tem chamado a atenção das pessoas.
Mesmo cauteloso, Gilmar Bristot, responsável pelo setor de meteorologia da Emparn, acredita que a mudança no comportamento do clima no Atlântico Sul poderá ser mantida pelos próximos dias, melhorando as condições da temperatura e influenciando no comportamento do vento, que até então era muito forte de sudeste, e estava prejudicando a formação de chuva. “Precisamos ter cautela. Mas a gente precisa confirmar essa mudança de padrão, que nos últimos dias está condizente com a ocorrência de chuvas no interior. Podemos ter mais dias, favoráveis à ocorrência de chuvas. Pode ser que em algumas áreas mude o cenário, de um quadro seco passar para um quadro de abundância de água, com reservatórios cheios, como ocorreu em Campo Grande, destaca.

Fruto do CF7: Chico do Morcego está no time do Macaé-RJ





Chico do Morcego está em fase de teste no Macaé - RJ
O futebol amador desenvolvido pelo grupo que organiza tem acima de tudo um caráter educativo de ajudar os nossos jovens incorporarem valores como objetivos, foco, preparação espírito de equipe, vontade de vencer e respeito ao concorrente. Acrescenta a isso, a promoção de um espaço semanal de encontro e lazer para uma população que gosta de futebol e vive sem alternativas de diversão que fuja da clássica cachaça do fim de semana. Finalmente, os jogos são oportunidades de transformar gente simples em D. Quixote capazes de ajudarem pequenas comunidades rurais a conquistarem vitórias épicas sobre times da cidade ou jogadores modestos fazerem gols e defesas decisivas.

Fica evidente que o futebol desenvolvido pelos atletas do CF7 2013 é hobby para a maioria dos jogadores. Mas não são impossíveis para alguns talentosos saírem do Campeonato de Campo Grande e ganharem a vida como atletas profissionais de futebol. Isto porque não faltam olheiros e talentos. Este encontro de duas pessoas importantes no desenvolvimento do profissionalismo está cada vez mais presente no Campo Robertão e os resultados começam a aparecer.

Veja o caso do garoto Chico, campeão do CF7 2011 pelo time do Morcego, no mesmo ano de 2011 saiu para jogar no time do Ferroviária-CE. E agora, há 15 dias ele foi para um novo desafio no time do Macaé que disputa a primeira divisão do Campeonato Carioca. Se alcançar o objetivo, o jovem Chico vai realizar o sonho dele, dos desportistas de CG e especialmente do pai e principal fã que é Rolemberg. Mas antes dele o CF7 2010 já havia revelado Maikinho que terminou se profissionalizando no Assu e disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mais recentemente teve Tetê (Bom Jesus) no juvenil do Potiguar de Mossoró e Felipe Rocha (Esporte e Bíblia) está prestes a fazer um teste no América-MG intermediado por Sandro (ex Cruzeiro).
Classificação do CF7 2013 depois de 2 semanas de futebol
 
Esporte e Bíblia mais líder
1o.) Esporte e Bíblia = 6 pontos e 13 gols de saldo
2o.) Pitombeira, Bom Jesus e Real = 3 pontos e 3 gols de saldo
5o.) Cabeça do Boi = 0 ponto e 2 gols negativos
6o.) Trapiá = 0 ponto e 3 gols negativos
7o.) XV de Outubro = 0 ponto e 2 gols negativos
8o.) Alto Atlético = 0 ponto e 4 gols negativos
9o.) Alto Esporte = 0 ponto e 9 gols negativos

Ranking da artilharia
Vale Gol mais artilheiro
1o.) Valeriano (Esporte e Bíblia) = 8 gols
2o.) Alexandre Batista (Pitombeira) e Mel (Real) = 3 gols
4o.) Bié (Esporte e Bíblia) e Tetê (Bom Jesus) = 2 gols
5o.) Bilu (Real), biogo (XV), Liliu (EB), Felipe Rocha (EB), Leandro (EB), Dandinha (Pitombeira), Rai (BJ), Benedito (CB), Bileu (Trapiá) e Keully (AE) = 1 gol